Visto de Turismo
Os brasileiros não precisam de visto para até 12 semanas na Ilha de Malta, entrando no país com o visto de turista. O visto de turista é dado na entrada de Malta após a apresentação dos seguintes documentos:
- Passaporte válido;
- Objetivos da visita em Malta;
- Comprovante do curso;
- Endereço da acomodação;
- Comprovante de renda para de manter em Malta durante os 90 dias;
- Seguro Viagem com cobertura de pelo menos 30.000 euros.
Visto de estudo e trabalho
O visto de estudante para Malta é válido para cursos com duração superior a 3 meses. Não é necessário tirar este visto de estudante para Malta no Brasil. Mas, é preciso solicitar o mesmo dentro de Malta. É importante saber que o curso deve ter carga horária de 15 horas semanais ou mais.
Brasileiros podem estudar e trabalhar em Malta se o curso a ser estudado no país tiver duração superior a 90 dias. Os estudantes de inglês em Malta têm a permissão de trabalho a partir da 13ª semana.
Com o visto estendido aprovado em Malta, o estudante pode arrumar um emprego e assim solicitar uma permissão de trabalho. Só é possível pedir a permissão de trabalho depois de arrumar um emprego. O estudante tem permissão para trabalhar legalmente 20 horas semanais. O salário mínimo é de aproximadamente EUR4.60 por hora.
Para solicitar a extensão do visto o estudante deve comparecer pessoalmente a Central Visa Unit que é a central de vistos de Malta. É recomendado que o estudante solicite a extensão do curso nas 2 primeiras semanas após sua chegada ao país.
Pagamento da taxa de aplicação deste visto no valor de 66,00 Euros (sujeito a alteração). Esta taxa deve ser paga em dinheiro.
Os seguintes documentos devem ser apresentados:
- Preenchimento do formulário de aplicação de visto;
- Duas fotos tamanho passaporte;
- Passaporte original. Este deve ter a validade do curso que vai estudar mais três meses;
- Cópia das páginas do passaporte;
- Carta de aceitação da escola de Malta. A carta deve mostrar os valores pagos e detalhar o curso que está fazendo em Malta com duração superior a 3 meses;
- Comprovação financeira para se manter em Malta. É preciso comprovar que o estudante tem dinheiro suficiente pelo período total da estada. O valor a ser comprovado deve ser correspondente a 75% do salário mínimo de Malta para cada mês de estadia. Falando em valores isso corresponde a 18 Euros por dia, se o estudante já tiver pago o período total de acomodação, de acordo com o período do curso. É só multiplicar este valor diário vezes 30 dias e depois vezes os meses de estudo em Malta. Se o estudante não tiver pago o período integral de acomodação deve-se mostrar 30,00 Euros por dia. É possível comprovar esta quantia através de um extrato bancário de uma conta do Brasil. O extrato deve mostrar o nome do estudante e deve acompanhar um cartão de débito que possa ser usado em Malta.
- Comprovação de acomodação em Malta.
- Seguro Saúde dentro das regras do tratado de Schengen válido pelo período do curso em Malta.
- Passagem aérea de retorno correspondente ao término do curso;
- Pagamento da taxa de aplicação deste visto
Os documentos devem estar em inglês. O tempo de análise do pedido de visto é de cerca de 4 semanas. Durante este processo o estudante não pode deixar Malta.
A duração do visto será de acordo com a duração do curso. É possível ficar em Malta estudando inglês por até 1 ano. Após esse período o estudante deverá aplicar para o visto Residency Visa.
É possível trabalhar a partir de 16 anos, porém alunos de 16 e 17 anos devem ter uma autorização dos pais.
Vacina
Malta exige a vacina da febre amarela. Apresentar Certificado Internacional de Vacinação.